terça-feira, 18 de outubro de 2011

Manufatura e produção artesanal de aquarela e guache

Depois de uma semana de vômitos, diarreias e tonturas, ganhei de brinde uma gripe miserável. Nunca senti tanta dor do corpo quanto ontem a noite. Estou tomando dois antibióticos. Tinha muito tempo que não ficava assim, até que veio tudo de uma vez.

Tive até que fazer exame de sangue, pqp, odeio exame de sangue, aliás, eu odeio agulhas. Já disse alguma vez que sou acnofóbica?


Vamos ao que interessa...

Lembra da postagem do pastel seco? Hoje vou postar outra parte daquela oficina. Como fazer aquarela e guache. As duas têm produção bem parecida, mas o guache leva um ingrediente a mais.


Aquarela

Os ingredientes são:

15ml goma arábica na proporção 1:2 (uma parte de goma arábica pra duas de água)
5ml de glicerina (compra em farmácia)
2,5ml de água de mel (coloca só um pouquinho de mel da água)
7 a 9 g de pigmento (usamos o pó xadrez)

(colheres de medida: 2,5ml (água de mel), 5 ml glicerina, 15ml (goma arábica)

OBS: Goma arábica pra quem não sabe é um exsudado que é extraída de duas espécies de acácia da região subsaariana, acácia senegal e acácia seyal. Ela é usada na industria alimentícia, produção de cosméticos, colas e tintas. Para sua utilização nas tintas, é preciso diluir na água. Ela pode ser encontrada diluída em lojas de materiais de arte.

(goma arábica diluída)

Em um almofariz colocamos a goma arábica diluída, a glicerina e a água de mel. Devemos mexer bastante até ficar uma mistura homogênea.



 Aos poucos colocamos os pigmentos e misturamos.

(mistura com pigmento em pó xadrez preto)

 Feito isso, colocamos uma gotinha da mistura num pote de água, se a tinta fizer uns desenhos parecidos com fumaça na água é sinal de que está no ponto de aquarela.  



Utilizamos pigmentos amarelo, preto e verde. Eu fiz a aquarela preta, a professora fez a amarela (pois de acordo com ela o pigmento amarelo de pó xadrez é difícil de usar) e o homem do outro curso fez a aquarela verde. 

Colocamos as aquarelas em potinhos (tipo aqueles potinhos de gliter) e em embalagens de remédios para fazer aquarela em pastilhas.



Guache

O guache é uma tinta opaca e não transparente, já a aquarela é transparente, então o que faz com que o guache não fique transparente é o carbonato de cálcio, sendo acrescentado aos poucos. O guache também foi guardado em potinhos e em embalagens de remédio.




 Hoje testei as tintas e vou contar o resultado.

Fiz uns testes com a aquarela, fiz a pintura seca e a molhada

(pintura seca- as cores mudaram quando escaneei)  

(pintura molhada)

Uma composição que fiz:


Se vocês repararem, a aquarela preta espalha bastante, ela ficou muito boa! Logo a que eu fiz! Se vocês olharem nesse desenho, a aquarela verde quase não apareceu. Ela ficou pouco pigmentada e grudenta. A Amarela também ficou grudenta, mas não ficou tão ruim quanto a verde.

Fiz o teste com o guache e cheguei a conclusão que os guaches ficaram melhores pra ser como aquarela, menos o preto que deu certo! De lado esquerdo usei a tinta pura e do lado direito misturei com água. Essa última cor é uma mistura de preto com amarelo, deu uma cor de concreto, mas quando escaneei a cor mudou.


Uma composição de teste


A tinta preta ficou bem opaca.

Acho que a aquarela e guache preto ficaram melhores por conta da quantidade de pigmento, eu coloquei os 9 gramas de uma vez, enquanto a professora disse que era pra acrescentar aos poucos e ir testando, talvez nessa ela ão acrescentou tudo, a mesma coisa com a aquarela verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário