segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Quatro alegretenses em quatro quartos de lua - Bolívar Marini

Oi pessoal!

A postagem de hoje é sobre os trabalhos de um amigo gaúcho e viking!

Conheci o Bolívar na comunidade "Eu sou um viking" na época que o Orkut ainda bombava. Ele é uma pessoa que eu considero muito. Rapaz "faz tudo", é professor de História, é artista plástico, ator, trabalha numa loja, sustenta os "butecos" (esse é dos meus) e ainda me atura! KKKKKKKKKKKK. Onde ele arruma tempo pra isso tudo???????

O Bolívar está participando de uma exposição em sua cidade Alegrete. A exposição Quatro Alegretenses em Quatro Quartos de Lua reúne quatro artistas que realizaram trabalhos sobre as fases da lua. 







A fase que ele pintou foi a Lua Minguante onde aborda lendárias rainhas e deusas de diversas mitologias que representam a velhice e morte. Provavelmente vocês já notaram que eu gosto de mitologia e adoro arte naturalista, acho até que os trabalhos dele são bem parecidos com os meus.

Quase sempre que conversávamos no MSN ele me falava como suas pinturas estavam e até trocamos ideias sobre tintas, ele me disse que pinta com tinta acrílica misturada com xadrez. Penso em comprar esses materiais pra começar a pintar com a acrílica, já que é uma técnica mais rápida que o óleo. Pra quem não sabe, a tinta acrílica seca rapidamente, já o óleo demora dias, podendo demorar meses pra secar. 



Baba Yaga


Baba Yaga é uma bruxa do folclore russo e seu nome significa algo como "velha bruxa dos dentes quebrados".  Nas fábulas infantis ela é uma criatura perversa que vive no bosque e mora em sua casa ambulante, sequestrando e devorando crianças e andarilhos incautos durante a noite. A alegoria da velha nefanda que devora crianças se repete na lua minguante, onde a escuridão da sombra da Terra devora a luz branca da lua.



Morrígan


Morrígan, a Rainha Fantasma da mitologia irlandesa, é uma figura ligada à morte, guerra e destruição, especificamente à morte nos campos de batalha, disso o fato da sua associação aos animais que comem os mortos. Sua aparição prenuncia a morte violenta e seu culto era realizado nas noites de lua minguante.



Hécate


Hécate é uma deusa grega filha dos titãs Perses e Astéria, seu nome significa "a distante". Ela era a dona do cão de três cabeças, Cérebros, guardião das portas dos infernos. Era também a deusa das passagens,  a que conduzia os viajantes e também a guardiã dos mortos. Era uma deusa tríplice, possuía três corpos. Nas noites de lua nova e minguante ela aparecia nas encruzilhadas. 



Cerridwen

Que fogo perfeito!!!

Cerridwen é uma deusa celta e seu culto era mais representativo no País de Gales. Era a "senhora do caldeirão" e representa a poção da vida e da morte. O caldeirão, seu maior símbolo representa a fertilidade e a regeneração, por isso também era deusa dos bosques e dos animais. Os rituais para era deusa eram feitos na lua minguante. 



Nanã

 Esse foi meu favorito! Adorei esse efeito de pele idosa, a anatomia, as cores, os búzios, a roupa, tudo nele!

Nanã é orixá da tradição religiosa Yorubá (atual Nigéria), seu nome significa "raiz", ou seja, aquela que fica no centro da Terra. Associada com pântanos e manguezais, é também o orixá ancião das mortes e das doenças. Usa um cajado chamado ibiri, feito do cerne na folha de dendezeiro, com ele ela controla os espíritos dos mortos. Ela é o orixá feminino mais antigo, por isso representa a fertilidade feminina, assim ela se adorna com búzios (alusão simbólica ao órgão sexual feminino). A lua minguante encerra a ideia de morte, finalização, da mesma forma que Nanã.



Kali, a destruidora


Kali é uma deusa indiana e seu nome significa "negra". Ela é uma grande mãe, detentora das energias primordiais do universo, Kali também é a deusa da morte e esposa de Shiva, deus da destruição. Seu culto era feito nas luas minguante e nova. Na concepção original, Kali ostenta uma cimitarra ensanguentada na sua mão superior direita, um recipiente recolhendo o sangue do demônio Raktabija na sua mão inferior esquerda e cabeças decapitadas de demônios na sua cintura. Os símbolos foram adaptados para que carregassem outros significados, onde o artista a concebeu como grande mãe dos pintores malditos atormentados: Dalí, Goya, Modigliani, Picasso, Frida Kahlo e henry Fuseli.



Câncer


Câncer é o quarto signo do zodíaco, que vai do dia 21 de junho a 21 de julho, que por coincidência era o signo do meu pai. Assim como escorpião e peixes, ele representa a água e seu astro regente é a Lua. Seu metal é o prata. Na mitologia grega, ele representa um caranguejo gigante que foi enviado pela deusa Hera para tentar derrotar o herói  Hércules. Cancerianos são sensíveis, intuitivos, ansiosos, protetores e maternais; porém, seu humor varia constantemente, assim como as fases da Lua. 



A Lua (tarô)

Lindo Lindo Lindo!!! Adoro cores frias!!!

Nesta carta aparecem dois cães que olham para o luar, eles representam a inteligência intuitiva e o luas, as aparências e as ilusões. Quando esta carta sai do jogo do Tarô, segue-se um momento de reflexão e a reavaliação antes de retomar a busca pela verdade.


Os quadros mostraram seus estudos e grande conhecimento em mitologia e esoterismo. Fazer trabalhos como esses precisam de muito estudo. Gostei não apenas do tema e da pintura em si, mas também das composições, trabalhos muito bem equilibrados.


Pessoal de Alegrete, visitem a exposição! Ela vai até o dia 3 de janeiro de 2012. É uma pena eu morar tão longe, aliás, é uma pena eu morar no inferno (Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário