quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Papel reciclado e fim do estágio


Oi pessoal!

Hoje foi meu último dia no meu estágio. Acho que nunca contei aqui que faço estágio na Maquete - LEME (UnB), onde fazemos papel artesanal para encomendas. É um trabalho que eu gosto. Lá eu desenvolvia experiências com aquarelas e guaches (confecção artesanal) e aprendia a fazer papel, que é a função de todos os estagiários e bolsistas. 

 (papel de bituca de cigarro sendo feito em uma oficina - esse braço não é meu)

A gente faz cada papel lindo! Tem papel feito com papel reciclado, bituca de cigarro (pesquisa que foi desenvolvida na maquete – LEME) e bananeira. Muitas vezes a gente flocava na polpa de papel outras coisas como sisal, linhas de seda, dinheiro velho (isso mesmo que você leu, a professora Therese consegue cédulas velhas), cana do reino, casca de cebola, casca de alho e o meu favorito: BUGANVILIAS!!!! 

 
Logo quando eu vou sair que o LEME recebe uma encomenda enorme de papel feito com buganvílias, DROGA! Eu queria fazer esse papel lindo! A gente catou hoje um tanto delas e tirou os talinhos e as flores para depois armazenar as folhas coloridas! Pra quem não sabe, na buganvília, aquelas coisinhas coloridas não é a flor, são folhas, a flor é uma coisinha amarela bem pequena.





(viu? as coisinhas amarelas são as flores)

Nesse mês de agosto, nós aproveitamos muitos pedaços de papel reciclado e papel velho para bater e fazer polpa, fizemos muitos papeis coloridos, era até legal, já que nem todo mundo encomenda papel bonito, assim a gente tinha liberdade de escolher como queríamos. Inclusive hoje tirei do varal uns papeis roxos e azuis que estavam secando.




Aproveitei e tirei fotos de umas coisinhas legais. Lá na maquete tem umas salas de esculturas, lá estava a Camila fazendo uma escultura com jacarandá roxo, gente, que madeira linda! É uma boa pedida para a gente plantar mudas dela, já que é uma árvore ameaçada de extinção. Essa madeira roxa é linda.



 (ahh, eu quero móveis de jacarandá roxo)

Aproveitei também para arrumar uns cadernos artesanais que estou fazendo, a Pâmella me ensinou a costura medieval (ou coptan, sei lá como chama).

 (o de cima é um caderno pra aula e o debaixo é um pra desenho) 

 (aproveitei muitas folhas velhas que tinha em casa e algunas folhas que a gente fez que ficaraim ruins)

 (a costura medieval)

Se você que está lendo é dono de uma gráfica e queira papel reciclado, o LEME faz pra você. Está aqui o contato: http://lemepapelartesanal.wordpress.com/contato/ , os meus convites de casamento serão feitos na maquete!

Galera, vou sentir saudade de vocês!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário