domingo, 13 de janeiro de 2013

Kit de 12 cores da cotman e minha sereia

Oi pessoal!

Peço desculpas por nunca mais postar aqui. Eu comprei um computador novo que tem windows 8 e que por sinal eu não gostei. É muito ruim de fazer postagens com ele, pois eu só consigo ampliar no blogger a primeira foto postada, as outras ficam pequenas e não sei como arrumar. Além do mais a língua dele é inglês, não acho o ponto de interrogação e o computador não corrige o que escrevo (já que ele está em inglês). Estou postando com o computador velho, porém com muito trabalho já que ele trava o tempo todo. 

Vamos ao que interessa. Fui monitora de Desenho na minha faculdade e como eu fiz aula de aquarela, o professor deixou que eu ensinasse pro pessoal, o que foi uma experiência bem bacana pra mim. Eu fiz uma lista de materiais necessários para aquarelar. Muita gente fica na dúvida na hora de comprar aquarelas. Tem uma galera que compra o kit de 36 cores da Pentel, sendo que poderiam comprar o kit de 12 cores que não iria fazer tanta diferença e iam gastar menos dinheiro. 

Se você pretende comprar aquarelas, não se preocupe em comprar trocentas milhões de cores. O lance da aquarela é a mistura, você tem uma possibilidade de criar uma paleta enorme com apenas poucas cores. O fabricante da winsor e newton aconselha comprar números múltiplos de 3, por exemplo, se você vai comprar apenas três cores, ele recomenda a lemon yellow hue (amarelo limão), ultramarine (azul ultramarino) e o permanent rose (é tipo um magenta). Se você pretende comprar 6 cores, ele indica essas três citadas mais o intense blue, o cadmium yellow e o cadmium red pale (que na verdade nem é vermelho, ele é laranja).


Paleta de cores da cotman




Eu confesso que tenho dificuldade em fazer misturas para chegar no marrom e no ocre, mas felizmente meu primeiro kit de aquarela tem marrons e ocre. Pra quem não sabe, existe um kit simples da cotman com 12 cores, são elas: lemon yellow hue, cadmium yellow hue, cadmium red pale hue, alizarin crimson hue (juro que não entendi pq o fabricante indica o permanent rose mas coloca o alizarim crimson no kit, porém ele serve muito bem como magenta), ultramarine, intense blue, sap green, viridian hue, yellow ochre, burnt umber, burt sienne e chinise white (vocês quase não vão usar o branco).



Com esse kit vocês vão conseguir fazer muitas, mas MUITAS cores. Mistura de cor é uma coisa que eu acho que todo mundo que desenha deveria entender. Quando você mistura cores, você acaba criando sua própria paleta, o que e ótimo para nós. Quando você usa as cores puras é sempre mais difícil obter um resultado esperado. Eu sempre escuto gente dizendo que não sabe trabalhar com cores. Eu também não sabia e foi com a aquarela e suas misturas que comecei a aprender e hoje posso dizer que tenho minha paleta. Inclusive a minha professora de aquarela comentou comigo uma vez que eu já tenho um certo estilo e uma paleta. Portante, É PRECISO TREINAR MISTURAR CORES E FAZER TABELAS. 

Este foi meu primeiro kit de aquarela e eu só comprei o meu segundo kit, o da pentel (12 cores) pois eu queria economizar ele. 

Nesse kit não tem preto, mas você pode fazer o preto com o intense blue e burnt umber. Muitos aquarelistas não indicam usar a aquarela preta, mas eu uso e não vejo problema. 

Sendo assim eu resolvi fazer uma aquarela cheia de detalhes usando apenas esse kit para mostrar pra vocês que não é necessário comprar trocentas mil cores. 




Ta ai o desenho que fiz no papel de gramatura 300



Depois de terminar a pintura resolvi incrementar com caneta branca


Eis o resultado


Esses corais lilás opacos eu consegui misturando o alizarim crimson, o ultramarine e muita aquarela branca, já que ela tem um efeito guache (é opaca) e depois usei uma esponja pra aplicar no papel. 

Quando eu comprei esse kit, eu não sabia usar aquarela e misturava a aquarela branca em tudo, Eu usei tanto o branco achando que eu devia misturar ele nas outras cores que ele está quase acabando. Hoje sei que os brancos na aquarela a gente não faz, a gente apenas não pinta as partes onde desejamos ser branco. A aquarela branca é para outros efeitos como o efeito guache, porém as vezes é até melhor usar o próprio guache branco, já que ele é mais forte que a aquarela. 


Esse estojo era tão bonitinho quando comprei, tão limpinho! Agora não tem quase nada de branco, pois usei muito pra fazer o efeito guache. Quando acabar vou completar o espaço do branco com a aquarela branca da winsor e newton que eu tenho em pastinha.

...

 Eu fiquei um tempão sem desenhar nada, o que eu acho errado. Eu conheci muitas pessoas bacanas aqui e de outros países e pretendo presenteá-las com minhas aquarelas. Então tenho que tomar vergonha na cara e desenhar mais. 

Quando estava fazendo esse desenho, pretendi trabalhar com a beleza dos corais então resolvi deixar a sereia mais simples. Porém achei que ela tinha ficado muito laranja e fiz umas mechas turquesas no cabelo dela. Sim, as sereias amam a cor turquesa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário