domingo, 19 de maio de 2013

Projeto de Trabalho Educativo


Oi pessoal

Estou no 7° período do curso de licenciatura em Artes Visuais da UnB e estou fazendo o meu último estágio obrigatório. Eu tenho que cumprir 20 horas e estou estagiando no COSE – Centro de Convivência (SEDESTE) de Sobradinho DF, onde me receberam muito bem. O local atente crianças e adolescentes no período contrário a aula deles. Eu escolhi fazer um conjunto de oficinas de desenho ao invés de dar aulas em uma escola, acho que fazer em um local alternativo está mais de acordo com a proposta do trabalho.

O nome do projeto é “Aprendendo a desenhar o corpo humano” e esse projeto é composto por 4 oficinas: oficina de composição e elementos da composição, oficina de desenho de observação (com esquemas, proporções e geometrização das formas),  oficina de luz e sombra e oficina de como inserir a figura em um ambiente e perspectiva.

É visto que o ensino de desenho (e ênfase) no Ensino Fundamental é deixado de lado após o 5° e 6° ano. É comum ouvir comentários de estudantes que se dizem incapazes de desenhar e fazer representações (sejam elas da realidade ou fantasiosas) por meio de desenhos. É preciso que os estudantes recebam um pouco de motivação, auxílio e mediação para que eles deixem o medo de desenhar de lado para poder desenvolver melhor suas composições para que eles consigam representar a realidade ou elementos de suas imaginações por meio do desenho. A proposta então é de fazer oficinas de desenho para grupos de alunos entre 11 a 12 anos, já que grande parte deles acabaram de concluir a primeira fase do Ensino Fundamental.

Eu confesso que estava nervosa, já que nunca tinha dado aulas antes e ainda mais para crianças, porém foi melhor do que eu esperava.
Para concluir as 20 horas o mais rápido possível, eu resolvi estagiar nos dois turnos da quinta feira e no turno da manhã na sexta feira. Então o que aconteceu foi que eu peguei duas turmas, uma da manhã e outra da tarde.

Nessa primeira quinta feira, realizamos a primeira oficina, que é a de composição e elementos da composição, como por exemplo, trabalhar a centralização no papel, o sentido horizontal e vertical, simetria e ênfase no aproveitamento do espaço. Eu sempre tocarei essa tecla com eles. O material usado foi papel A3 para que eles pudessem desenvolver melhor o traço. O primeiro exercício foram “rabiscos” para aquecer a mão. Depois os elementos da composição foram vistos e trabalhados em um desenho de tema livre. Depois de pronto, os desenhos foram comentados de forma mais motivadora possível.  Após essa tarefa, trabalhamos o desenho de figura humana, onde a composição e o aproveitamento de espaço foram levados em consideração.

A turma da manhã era composta pela maioria de 11 anos e no geral eles estavam bem tranquilos. Pode ser por ser o primeiro dia de oficina, bom, espero que continuem assim. Eles eram tímidos e na hora de falar, eles ficavam calados. Na atividade de aquecer a mão, eles ficaram bem receosos e com medo de “errar”, porém esse era apenas um aquecimento. Em geral nessa turma, esse exercício foi bem "tímido" e eles ficaram bem preocupados.

(o trabalho do Vinicius eu achei que lembro um pouco o Kandinsky)


 Depois disso, trabalhamos o desenho de tema livre levando em consideração o sentido horizontal ou vertical. A maioria resolveu fazer paisagens por conta do sentido horizontal da folha. 

(esse trabalho eu achei bem interessante, o Edimar virou pra mim e me pediu uma outra folha dizendo que tinha "errado". Eu perguntei o motivo do erro e ele me disse: "fiz o castelo no canto e devia ter sido no centro" então trabalhamos juntos no que ele achava que tinha errado e acabou que o desenho ganhou uma floresta, fazendo com que a composição aproveite maior espaço do papel)


(outra composição bem interessante, onde o Vinicius trabalhou corações no centro e aproveitou o espaço para colocar flores, nuvens e outros elementos)

 (outro trabalho bacana, onde o Vinicius fez algo diferente, todos fizeram paisagens com o papel no sentido horizontal e ele fez uma paisagem com o papel na vertical. Ele aproveitou bem o espaço e fez um desenho bem fofo)

(vejo que esse típico desenho de casa e árvores está meio que impregnado na cabeça das crianças e todos nós já  fizemos o mesmo. Não que eu esteja reclamando dos desenhos (esse foi tema livre) e outra coisa, mudar o tipo de paisagem não é bem a proposta do trabalho, já que a ênfase é no desenho do corpo humano. Isso é apenas uma observação minha).


Agora vai ai alguns desenhos de figura humana! Os meninos e eu estávamos empolgados nesse momento e tivemos desenhos bem bacanas! 


(uma pena que o traço do Edimar ficou muito fraquinho e eu sou uma péssima fotógrafa, pros vascaínos de plantão, ele fez um jogador do vasco)

(muitos deles gostam de mangá, alguns disseram que vão trazer pro próximo encontro umas revistinhas)

(Um dos maiores desafios de lidar nesse trabalho é com a falta de auto confiança das crianças. As vezes eu não sei se é preguiça ou se é falta de auto estima. Essa garotinha que fez esse desenho passou o encontro todo dizendo que não sabia desenhar. Eu sentei ao lado dela e disse que ninguém nasce sabendo e que eu não estava la pra dizer se ela estava desenhando feio ou bonito e sim estava la pra trabalhar com ela para que o grupo possa desenvolver o desenho. Ela disse: “a menina ficou vesga” e eu disse “mas existem pessoas vesgas no mundo, não é”. Foi um momento de descontração até bacana, todos nós rimos. O desenho dela não é tão diferente dos desenhos dos outros colegas, porém ela colocou na cabeça que não sabe e é preciso que trabalhemos nisso).


A turma da tarde é composta por crianças mais agitadas, porém eles eram mais participativos na hora de falar. Algo que achei bem bacana e diferente da outra turma é que na hora do aquecimento (aquele exercício de riscar) eles botaram mesmo a mão na massa e soltaram o traço. 



A composição e seus elementos foram vistas pela turma da mesma forma que na turma da manhã, porém grande parte deles acharam chato (o que eu temia) e no geral o resultado ficou diferente dos alunos da manhã. Claro que alguns trabalhos saíram bem bacanas. Da mesma forma como na manhã, após o exercício de aquecimento, um desenho livre foi feito para trabalhar com a centralização, aproveitamento de espaço, sentido vertical e horizontal. Em geral nas duas turmas, o pessoal gostou de usar paisagens para fazer composições mais horizontais.



(Esse desenho da Sabrina ficou muito bacana. A Sabrina é uma menina de 12 anos que gosta muito de desenhar, tanto ela quanto o irmão de 11, o Iuryk. Os dois gostam de mangá. Esse trabalho dela já apresenta um pouco de perspectiva, além de ficar bem diferente do desenho dos outros colegas)

Depois fizemos desenhos de figura humana e também tivemos resultados bem legais.



(Esse é o desenho do Iuryk, irmão da Sabrina. O pessoal gostou muito do trabalho dele. Aos poucos vamos trabalhar mais e inserir o desenho de mãos e pés - que ele não fez)

(Outro desenho da Sabrina que o pessoal também adorou)

(a menina que começou a fazer esse desenho fez essa boneca maior antes de todas, sem levar em consideração a centralização e o aproveitamento de espaço. A verdade é que eu percebi que ela estava com preguiça, então chegamos a conclusão de colocar mais outras garotinhas pra aproveitar mais o espaço da folha, mas ela não quis terminar o desenho).

(Esse desenho está legal, a menina já tem uma noção das curvas do corpo feminino e seios).


Bom pessoal, por enquanto fizemos isso. Aos poucos vou postar aqui (tentarei fazer isso semanalmente) para quem tiver interesse em acompanhar e também para divulgar o trabalho. Eu não coloquei todos os desenhos de todos os alunos, afinal ocuparia muito espaço e também eu nem sei se a maioria deles continuarão indo pras oficinas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário