segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Victoria Frances e umas reflexões

Oi pessoal!

Estava procurando artistas que fazem trabalhos de figura humana de forma naturalista e outra vez encontrei uma artista ilustradora que faz trabalhos lindos. Sim, pra mim ilustração pode SIM ser arte.



Eu já conhecia os trabalhos da Victoria Frances, porém nunca tive a ideia de copiar e armazenar numa pasta no meu computador. Só tinha visto algumas coisinhas.

A artista nasceu em 1982 em Valencia e cursou Belas Artes. Victoria Frances tem trabalhos lindos e bem femininos. Tem forte influencia de temas românticos, do movimento pré-rafaelita, fantasia e goticismo (porém eu ainda não sei bem definir o que seria gótico). Temáticas de bruxas e vampiros são bem comuns em suas obras. O sensualismo das figuras femininas também é bem marcante. Muitas das mulheres usam corsets e roupas muito lindas. O jogo de cores dela também é maravilhoso, em geral cores neutras, pasteis, vermelho, vinho e roxo.

Estava lendo esses dias sobre o desenho figurativo, em especial a figura humana e o porquê dos adolescentes gostarem tanto de fazer esse tipo de desenho. Li uma autora da psicologia chamada Jurema Alcides Cunha e em seu livro Psicodiagnóstico-R ela diz:


“No desenho de figura humana, o sujeito projeta a sua imagem ou esquema corporal, seus impulsos, suas ansiedades e defesas, seus conflitos, enfim, sua personalidade e sua interação com o meio ambiente. Segundo Groth-Marnat (1984), “a figura humana é a representação do self, isto é, “a pessoa revela como percebe a si mesma e como se apresenta aos outros.”


Por isso que através dos desenhos podemos conhecer muito de alguém.


Talvez seja por isso que grande parte das pessoas que desenham de forma naturalista sempre fazem pessoas parecidas com elas mesmas. Deve ser que inconscientemente nos colocamos no papel sem a gente perceber. Embora eu não acho que as mulheres que desenho se pareçam comigo, todo mundo diz que parecem. Algumas pessoas já até perguntaram se eram auto retratos. Percebo isso com desenhos de alguns amigos meus.

As mulheres da Victoria Frances se parecem um pouco com ela e pelas fotos, ela aparenta se vestir que nem suas personagens. Disse que aparenta, pois não sei se ela usa aquelas roupas só para tirar fotos ou se usa normalmente.

(foto de Victoria Frances)

Agora compare com seus desenhos

(este está exatamente igual a ela, porém pode ser que ela tenha feito realmente um auto retrato)

(outro muito parecido)

(bem parecido também)


A outra ilustradora que postei aqui há um tempo, a Chelsea Greene Lewytaem, também faz meninas parecidas com ela.


Chelsea Greene Lewytaem não faz suas personagens exatamente clones dela, o que eu disse é que LEMBRAM os traços do rosto dela. Embora eu tenho um amigo que realmente desenha todas as pessoas MUITO parecidas com ele, parecem sim auto retratos, até mesmo as mulheres.

A respeito dos materiais usados... não sei dizer. Imagino que seja um mix de muitas coisas como aquarela, lápis de cor, grafite e pastel. Aquarela eu tenho certeza que ela usa em alguns, já que da pra notar algumas gotinhas. Também já vi um desenho que ela faz antes do trabalho final, que é um projeto da roupa, em que ela usa lápis de cor. Na primeira foto da postagem é ela com dois trabalhos feitos em papeis grandes. Provavelmente papel com gramatura alta. 

Vai aqui outros trabalhos lindos dela









(belo trabalho, não?)

(um dos mais belos)

(sereia!!!!! como amo! uma tatuagem desse desenho ficaria muito linda, né?)



Ta aqui os projetos que disse do figurino:






Pra virar isso!






Nenhum comentário:

Postar um comentário