terça-feira, 19 de novembro de 2013

Jennifer Healy e seus lápis de cor Polychromos da faber Castell

Eu sumi por conta da correria de fim de semestre e principalmente por causa do meu TCC (trabalho de conclusão de curso) maldito. Sendo assim, a única coisa que produzi foi, como já foi dito, meu TCC. Nada de desenhos, pinturas e nem aquarelas. Ok, teve um dia que eu até peguei um caderninho sanfonado lindo que tenho e aquarelei um pouquinho, mas falta muito para ficar pronto.
Por acaso numa dessas páginas de desenho do facebook, publicaram os trabalhos maravilhosos de uma artista norte americana chamada Jennifer Healy, que se tornaram referencias em desenhos feitos com lápis de cor.
A artista em seu site diz que começou a pintar digitalmente em 2009. Seus trabalhos digitais são maravilhosos, mas o que me impressionaram mesmo foram seus trabalhos com lápis de cor.

As vezes a gente tem preconceito com lápis de cor por associa-los com materiais escolares, mas da para fazer coisas belíssimas com eles. Jennifer Healy é a prova disso. Além do mais, ela começou a trabalhar com lápis de cor em janeiro deste ano (2013)!!! Sim, gente! Se a nos empenharmos em uma técnica, a gente consegue!

Em relação aos materiais, a artista diz que seus lápis favoritos são os Faber-Castell Polychromos, uma linha profissional da marca. Ela diz que tentou vários tipos de lápis de cor, mas estes caíram perfeitamente bem para os métodos dela e que lápis a base de óleo fazem boas camadas. Ainda indica que a escolha de material deve ser feita por meio de tentativa e erro, porém é melhor escolher as linhas profissionais.

Eu tenho apenas UM lápis desse polychromos que veio num desses kits de aprender a desenhar que vende em banca de jornal. É realmente muito bom!



Eu imagino que a artista ainda vai mudar de lápis. Ela começou os trabalhos de lápis de cor no inicio deste ano e isso é relativamente pouco tempo. Com certeza ela ainda vai testar mais coisas ao longo de sua carreira artística. 

Em relação aos papeis que ela utiliza, ela cita o papel “Stonehenge”, um papel feito de algodão que é relativamente pesado. Eu não sei que papel é este. Até pensei que fosse uma espécie de papel pardo quando ela disse que uma face é lisa e outra áspera. No entanto, o papel pardo não é feito de algodão e ele não é “pesado”. Eu imaginei que ao escrever pesado, ela quis dizer que tem gramatura alta.



Até que pesquisei a respeito e estava certa. Ele é um papel 100% feito de algodão e pode ser utilizado para aquarelas. Confesso que fiquei mega curiosa em utilizar! Além do mais, tem umas cores bem lindinhas! O legal é que quando coloquei “Stonehenge paper” no Google imagens apareceu uma foto de um desenho dela com os lápis de cor em cima! Aposto que deve ser um papel super caro no Brasil.


Não achei quase nada a respeito da poética dela. Ela diz que em seus trabalhos, ela trata da bondade e da maldade e que um se completa no outro. Todo mundo tem bondade e maldade (o que de certa forma ela está certa). Vejo também em seus trabalhos algo que me agrada muito, a combinação entre o feminino e a delicadeza junto com elementos naturais e tons pasteis. Ela também tem uma forte tendência a tratar os cabelos como uma questão importante em seus desenhos. 

Vai aí uns desenhos lindos em lápis de cor!






(meu favorito)




Alguns de Arte Digital







Adoro essa temática fantástica feita de forma feminina! Adoro essa coisa meio "sereia" e também adoro quem sabe trabalhar com cores"


Eu não sei o que esta acontecendo com o Blogger, que ta uma BOSTA pra fazer postagem. 


Um comentário:

  1. Eu vi esse trabalho e fiquei encantada tbm. Procurei muito esse tipo de papel mais so achei um link de venda fora do brasil, não é tão caro.

    http://www.dickblick.com/products/stonehenge-paper/

    ResponderExcluir