sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Técnica de nanquim aguado no meu caderno de desenho

Oi pessoal!

Quanto tempo sem escrever aqui! Estava ocupada com o meu TCC e esses dias eu deixei para desenhar um pouco em um dos meus cadernos de desenho, aquele que fiz pra ir pro Canadá. Eu até fiz uma quantidade considerável de desenhos por lá, mas ainda faltam umas páginas para terminar. O bom deste caderno é que eu usei vários papeis diferentes, sendo assim, não fica enjoativo desenhar nele.

Tem papel de gramatura 200, papel colorido da canson (adoro), papel pardo, papel preto, papel reciclado, engordurado, sujo, tem de tudo nesse caderno.

Esses dias usei o meu nanquim preto da acrilex, aquele baratinho de 1,50 que compra em qualquer papelaria. Falei preto, pois tem gente que não sabe que existe nanquins de outras cores. Tem sim gente! Tem até branco e dourado! Infelizmente o meu branco estragou (também da acrilex). Tenho que anotar pra próxima lista de compras que tenho que comprar nanquim dourado e branco.

Fiz uma técnica de nanquim aguado e nanquim normal (sei lá como chamaria isso) em duas páginas do meu caderno que são o papel verde da canson.  Adoro essa técnica aguada. Lembro nas aulas de desenho no primeiro semestre da faculdade, quase ninguém gostou de usar o nanquim assim, acho que só eu e a Carol que gostamos.



Ta ai!


zoom


Usei este nanquim


Gosto da técnica aguada por conta das manchas, mas senti a necessidade de colocar esses efeitos lineares com uma pena que tenho. 


Eu não sei dizer nada sobre qualidade de nanquins, eu quase não uso. Eu tinha um nanquim da tridente que devia vir a mesma quantidade deste da acrilex, 20 ml e foi uns 8 reais e acabou pq eu sempre colocava muita quantidade no potinho e não tinha onde armazenar depois. imagino que hoje seja bem mais caro. De fato ele era mais pigmentado que este da acrilex. O bom de ser mais pigmentado é que se você fizer aguadas, vai render mais. Não sei dizer que a qualidade influi tanto assim, mas imagino que em alguma coisa deve influenciar. Um amigo meu que desenha quadrinhos disse que nanquins mais vagabundos costumam ser menos pigmentados e na hora que você scaneia o desenho, o trabalho digitalizado aparece cinza e não preto. Nisso ele me disse que a dica é deixar o nanquim vagabundo aberto por um tempo pra água evaporar um pouco. 

Tão cedo não compro outro nanquim até porque eu sou mais a aquarela. Uso pouco nanquim e este da acrilex ta fazendo a função dele. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário