sábado, 14 de junho de 2014

Névoa no bosque

Oi pessoal!

Esse blog é um dos registros do meu reino. Meu reino é o meu mundo particular, aquele lugar para onde vou para fugir da realidade. É um lugar onde me encontro e me conforto. É um local bem frio e acolhedor. A beleza impera. Há muitas florestas, bosques, lagos, praias, castelos, casas de madeira, bordos e pinheiros. Podemos usar casacos, roupas pesadas ou leves. Há locais certos para fazer calor e outros para fazer frio.

A melhor forma de me encontrar nesse reino é através das aquarelas. Eu posso criar tudo que quero. Um dos motivos pelos quais eu acho que aprender a desenhar de maneira realista/naturalista liberta a gente para criar o que queremos. Mas não vou falar aqui sobre isso.

Esses dias eu encontrei num meu caderno um desenho que fiz num papel montval torchon da Canson que minha professora de aquarela me deu. Eram árvores bem altas (sem a copa) e uma mulher de cabelos esvoaçantes e vestido longo andando pelo bosque. Já tinha feito com a intensão de fazer uma aquarela cheia de névoa.  Já tinha feito uns trabalhos assim quando comecei a fazer aulas de aquarela em 2011.


Aquarelei o desenho e resolvi fazer outros parecidos com umas aquarelas artesanais que produzi na maquete numa oficina de materiais. Maquete era um laboratório onde eu estagiava. As tintas foram feitas com pigmento pó xadrez. Na época que fiz, eu partilhava da ideia que qualquer material sendo usado por uma pessoa de boa técnica dava certo. Hoje, depois te ter praticado aquarela por muito tempo e usando bons materiais, eu vejo que estava errada. O pigmento pó xadrez é ruim. Difícil explicar o motivo, ele é meio opaco. Depois de seco se a gente passar o dedo, sai um pouco do pigmento, coisa que não acontece com aquarela boa. A tinta preta que fiz fica meio acinzentada depois de seca. Mesmo assim, eu gostei dessa tinta preta pois ela espalha MUITO. É ótima para efeitos de névoa.

Fiz essas aquarelas num papel 200 que achei jogados la no CEUB. Quero fazer outros em papel melhor.


Quis trabalhar esse ambiente frio no meio do bosque. As cores usadas foram verde, preto e amarelo, as três tintas aquarelas que foram produzidas no dia da oficina. No entanto, quis que o preto predominasse. A intensão era que a aquarela fosse toda preto e branca, mas achei que seria interessante colocar um pouquinho de cor. Gostei do resultado assim. Quero testar com materiais melhores depois.



Não posso deixar de dizer que estava ouvindo Loreena McKennitt quando aquarelava.





Acabei fazendo outro da mulher no bosque, uma cabana de telhado bem inclinado, a mesma mulher sentada e um lobo. 


(esse é o do caderno - não usei aquarelas artesanais nesse)






São todos de tamanho a5 (metade de uma folha a4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário