quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Não, a foto não faz isso!

Oi pessoal!


Eu demorei, mas estou de volta! Demorei em primeiro lugar por conta dos trabalhos finais. Depois acabou que eu tive um problema com minha câmera que não esta focando por nada desse mundo (quem entende de foto e estiver afim de me ajudar...). Ultimamente tenho feito trabalhos a óleo, o que diferente das aquarelas preciso da câmera para registrar e não um scanner.


(detalhe dessa pintura maravilhosa)



Eu passei 5 anos de minha vida numa universidade em que 80% das pessoas são praticamente contra a pintura acadêmica, tradicional, realista ou seja lá como quiserem chamar e que fazem de tudo para que você não procure essas vertentes. Eu tenho consciência que meu desenho não é o dos melhores e está muito longe de ser. Eu não sei nada de anatomia e sempre faço a cabeça maior que o normal. No entanto eu sempre desenho figura humana da forma que eu consiga fazer o mais naturalista possível de acordo com minha percepção de mundo e até fantasiando um pouco como são os casos dos elfos, demônios, fadas e sereias.



Já aconteceu de está numa boa desenhando em meu caderninho e colegas chegarem pra mim dizendo que eu tinha que parar de fazer “clássico” e começar a desconstruir. Quem dera se eu conseguisse desenhar a maneira clássica! Eu já vi muita gente confundindo muitas coisas com realismo-clássico-acadêmico e afins.  Também já ouvi muitas e muitas vezes as pessoas falarem: mas foto faz isso! Não gente, a foto não faz isso. Outra coisa é confundir hiperrealismo com pintura aos moldes dos mestres do passado. Não gente, as coisas são bem diferentes.

(pintura neoclássica de Ingres, mesmo sendo bem realista ela ainda tem um ar de pintura)


Quando se trata de pintura que eu tanto almejo realizar são aos moldes dos mestres e não hiperrealismo. Não tenho intensão alguma de produzir trabalhos de fotorrealismo ou seja lá qual for o nome que isso tem. Eu realmente não curto, embora alguns trabalhos assim sejam bem bonitos. Também reconheço que quem consegue chegar a tal nível realmente pinta tecnicamente bem. A intensão aqui não é desmerecer o fotorrealismo e sim deixar claro que essa vertente e os trabalhos dos mestres não são a mesma coisa. É impossível de fazer um desenho ou pintura hiperrealista sem a fotografia enquanto o outro pode ser feito (e começou sendo feito) por meio da observação do artista.


(realista, mas não é uma foto)



Quando as pessoas vem com essa conversa de “ah, foto faz isso, então não tem pra que você copiar a realidade e a foto”. Pessoal, o trabalho de um artista que procura fazer uma pintura ou desenho da maneira tradicional sempre haverá toda a percepção que ele adquiriu em sua vida. Ainda sim é possível sim notar diferenças entre pintores “realistas”. Existem técnicas e técnicas. Essas pinturas exigem uma percepção muito grande não só do desenho, mas também de tonalidade das cores e sombras. Seja numa pincelada mais solta ou numa pintura “lambida”. Outra coisa também no estudo dos materiais e seus componentes, a qualidade dos pigmentos e suas misturas.

(pintura hiperrealista)

(outro hiperealismo)

(outro trabalho hiperrealista, esse eu confesso que amei, acho que ele ainda tem algo de pintura)





Sim, a pintura que eu tanto desejo conseguir fazer é aquela que segue estética dos séculos 18 e 19. Se prestarem atenção, nenhuma delas são fotos. Podem ser bem semelhante a realidade, mas todas tem ainda um ar de “eu sou uma pintura e não sou artificial”. Pessoalmente acho o hiperrealismo bem artificial e não curto. Também nunca cheguei a ler nada a respeito da poética por trás dele. Pode até ser que esse argumento de que a foto faz seja aplicada ao hiperrealismo, porém eu prefiro não afirmar nada, já que como foi dito, nunca cheguei a ler a respeito.


(pintura tradicional maravilhosa)





Essa postagem não foi feita para criticar o hiperrealismo, mas apenas esclarecer algumas coisas e um pouco do gosto pessoal. Também um desabafo,né hahahaha! Também não escrevi isso para ofender ninguém, esse é meu blog pessoal onde coloco minhas experiencias, opiniões e trabalhos. 

(pintura tradicional maravilhosa)


Nenhum comentário:

Postar um comentário