quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Estudo de retrato

Oi pessoal!




Terminei duas pinturas a óleo!!!  Aproveitando as férias pra fazer meus estudos! Esse quadro que vou postar hoje foi um estudo de pintura realista. Estou longe de fazer algo foda, mas espero que algum dia eu consiga!





Bom, uma vez meu professor de pintura me disse que um quadro só termina quando a gente passa a última pincelada. Não sei se posso dizer que eu dei a última pincelada no quadro, mas resolvi parar por aqui. No entanto eu passei muitas camadas e gostei do resultado. Ficou uma pintura encorpada, sem ser aquela coisa fina que eu fazia antes de entrar na aula de pintura. Embora eu fazia há dois anos atrás a pintura em camadas, eu acha que devíamos misturar muito óleo na pintura e fazer mil veladuras. Enfim, também não entendia os cinzas das sombras, tinha aquela ideia de sombra marrom ou cinza da mistura de preto e branco. A coisa na verdade é bem mais complexa.


Outra coisa que não posso negar MESMO é a qualidade dos materiais. Sim pessoal, quando comecei o blog eu achava que essa coisa de comprar material caro era balela e “ahhh, artista que é bom faz obras maravilhosas com qualquer material...”. Não que isso seja impossível, já vi coisas boas com material barato, mas realmente a qualidade do material influencia MUITO. É diferente uma pintura feita com tinta boa pra que é feita com acrilex e gato preto da vida! Outra coisa também é a durabilidade. Além do mais, a tinta boa seca muito mais rápido que a tinta nacional. Sério gente, dependendo seca em um dia e podemos trabalhar por cima logo. O que agiliza muito o trabalho.


Em relação a isso, já vieram me dizer que artistas do passado demoravam a terminar quadros por conta da tinta que demorava a secar. Ok, mas naquela época as tintas eram feitas com pigmentos bem diferentes dos industriais, além do mais, eram feitas no próprio ateliê do artista. Assim, as tintas eram produzidas por seus pupilos da forma que mais agradava o mestre.


Ahhh, já estava quase me esquecendo, o branco usado foi o branco de zinco. Infelizmente era o único branco de marca boa que tinha aqui. Não queria usar o pouquinho de branco de chumbo que tenho aqui, prefiro usar nas aulas. Também não queria usar o branco de titânio da corfix. Antes eu achava que o branco de zinco era algo bacana e que a transparência dele era indicada para efeitos transparentes. Pode ser que ele tenha alguma vantagem. Eu li num livro que ele é o branco que menos amarela com o tempo, no entanto é o menos permanente. Craquela fácil. 


Vem ai um pouco do processo






Chegando nesse ponto da foto abaixo eu fiquei muito frustrada achando que nao daria certo nunca. Respirei fundo e fui em frente.




detalhe



cores usadas: branco de zinco, amarelo de nápoles, amarelo ocre, flesh tint (amarelo nápoles carne), vermelho de cadmio, alizarin crimson, sombra queimada e ivory black (preto)

2 comentários:

  1. Você tem melhorado muito, parabéns! Acompanho o blog faz tempo e fiquei feliz de ver 3 postagens em um só mês. Abç! <3

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito! Também sou de Brasília e tenho me aventurado no mundo da pintura.

    ResponderExcluir