segunda-feira, 30 de março de 2015

Estudos de figura humana no papel de algodão da canson

Oi pessoal!


Já tinha um tempo que queria comprar papeis para aquarela que fossem realmente bons. Porém o Arches e o Fabriano são muito caros. Até que achei um papel de algodão de gramatura 300 da Canson. Não foi barato, cerca de 58 reais o bloco A4, mas comprei, já cheguei na loja sabendo que iria gastar dinheiro. Aproveitei para pegar um com pouca textura para fazer umas aquarelas mais realistas.





Já disse algumas vezes aqui que eu odeio quando o papel absorve a água. Isso estraga a pintura. Aquele canson da linha universitária é ótimo para absorver. Nunca mais compro esse papel.


Eu queria colocar em prática umas dicas que o Marcelo me deu para pintar figura humana de uma forma mais realista. Seguindo algumas ideias de cinzas e luz e sombra da pintura a óleo tradicional. É realmente bem mais bonita e mais fácil do que o jeito que eu fazia antes misturando o verde nas sombras.


Enfim, eu testei o papel. Gostei muito. Realmente o papel feito com algodão é bem melhor para aguadas do que o feito de celulose. As vezes na aquarela a gente precisa suavizar e também tentar apagar um pouco da pintura, mas quando se faz isso num papel vagabundo ele acaba estragando e impede de apagar. Já o papel melhor não vai estragar fácil e podemos criar esses efeitos com mais facilidade.



Se comparar com o Fabriano, esse outro é inferior. Mas não significa que é ruim, pelo contrário, é ótimo! Com certeza vou comprar mais vezes!




vai aí os dois estudos de figura humana feitas nesse papel lindo baseados em Bouguereau










Nenhum comentário:

Postar um comentário