terça-feira, 7 de julho de 2015

As três sereias solitárias

Oi pessoal!


Que ideia difícil essa de fazer uma aquarela por dia. Não segui, mas ontem fiz 3 desenhos que me agradaram e essa madrugada colori dois deles. Na verdade o segundo ainda precisa de uns retoques, então ele não estará nessa postagem.


Esse foi o primeiro que fiz, das três sereias solitárias. A princípio eu queria ter feito uma pintura noturna, mas mudei de ideia. Então pensei na iluminação natural do dia, mas com um pouco de uma atmosfera fria que fizesse um semicírculo na parte superior da composição. Assim com o rabo da sereia tudo fecharia num grande circulo a composição. Assim é como se esse semicírculo acinzentado da parte superior separa o mundo das sereias da praia que seria o mundo dos humanos, pata que tudo transmitisse uma sensação de separação entre dois mundos.


Já tem tempo que vou criando as espécies das sereias para ajudar na hora de escolher suas cores e recortes dos rabos e nadadeiras. Quis que elas tivessem as cores daqueles peixes laranja de brilho dourado. Tenho feito isso num caderno de papel 200 que seria um portfólio para que eu possa usar na hora de escolher texturas e recortes das sereias e outras coisas.


O clima seco do inverno tem contribuído para as aquarelas, que secam mais rápido pela falta de humidade. Assim aquela técnica do sal na aquarela deu muito certo nessas pedras, a textura ficou show.


Tem tempo que estou de olho nas cores para se enquadrarem melhor nas composições, ajudando a criar efeitos de profundidade e planos, além é claro do contraste entre elas. Assim certas figuras tem coloração nos cabelos determinado pelo o que a composição está pedindo. Não é bom por exemplo colocar uma moça ruiva num fundo mais avermelhado, nem loiros em um fundo amarelado. A composição precisa do contraste e também de cores que saltam e outras que afundam tal elemento. Assim também é a escolha das cores quentes e frias.


Usei guache para certos detalhes na cauda e nas nadadeiras


Vai aí então para vocês as três sereias solitárias






Lembrando que essa também é uma imagem do ambiente aquático do meu reino utópico para onde eu vou depois de morrer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário